sábado, 7 de fevereiro de 2009

A minha freguesia, Telões

Integrada no concelho de Vila Pouca de Aguiar, a freguesia de Telões situa-se no vale de Aguiar, a 4 km da sede do concelho, entre as serras do Alvão e da Padrela, estendendo-se o seu território por uma área de 45,3Km2.
O longo vale fértil e as montanhas propícias à criação de gado e para a exploração de granito que durante muito tempo foi a principal fonte de rendimento das famílias ali residentes.
Nos dias de hoje, já não há tanta procura do granito ali extraído, talvez por culpa das novas pedreiras de granito amarelo que apareceram no concelho de Vila Pouca de Aguiar, recentemente.
O Monumento Nacional é o Castelo de Aguiar da Pena, também conhecido apenas como Castelo de Aguiar, localizando-se na aldeia de Pontido.
Situado estrategicamente sobre um penedo granítico no flanco Leste da serra do Alvão, liga-se à Reconquista cristã da península Ibérica tendo sido cabeça das terras de Aguiar em tempos medievais. Nesse âmbito, a defesa proporcionada pelo Castelo era complementada por algumas atalaias, nomeadamente as de Capeludos, Rebordochão e Portela de Santa Eulália (que à época integrava a circunscrição de Vila Pouca de Aguiar).