terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Ondas AM e FM.

AM significa Amplitude Modulada. FM, Frequência Modulada. Essas duas siglas referem-se ao processo de transmissão usado tanto em uma, como em outra faixa de onda.
No AM, o som que sai do estúdio é misturado um sinal "portador", modulando-o. Quando ele chega ao receptor, o sinal da rádio é separada do sinal do estúdio que é o que ouvimos. No FM, a coisa é parecida. Em vez de mexer na amplitude do sinal da frequência portadora, o som que sai do estúdio é misturado à frequência da portadora, sendo "de modulado", quando chega a um receptor desta faixa.
O AM, embora tenha um sinal susceptível a interferências electromagnéticas, ele pode ir mais longe porque seu sinal é irradiado para a estratosfera e retorna à terra, de onde é rebatido para o céu e volta novamente. À noite, dependendo da frequência ou do tamanho de onda (ondas curtas), esse sinal pode ser captado no mundo todo. Além de ter uma qualidade de som melhor, as ondas de FM propagam-se em linha recta, iguais às de televisão. As antenas têm de estar em lugares bem altos e longe de quaisquer obstáculos físicos (prédio, morro, etc.) entre ele e os receptores. Apesar de o sinal ser de curta distância - na maioria das vezes, não vai a mais de 100 km - ele está mais imune a ruídos electromagnéticos como os gerados por aparelhos electrodomésticos, lâmpadas fluorescentes, computadores, telemóveis.